Manuel Fernando Guedes de Almeida nasceu em Valongo a 6 de Setembro de 1975, tendo emigrado para a Suíça em 1999. É casado com Olga Carvalho e pai de três filhos. Atualmente, habita em Gossau, onde exerce a profissão de chefe de linha numa empresa de produtos alimentares. Tem uma segunda atividade profissional enquanto administrador do Acervo do Café, uma empresa de eventos e Locacao de bens culturais moveis.
Manuel Guedes escreve regularmente artigos para a Gazeta Lusófana e para o site Bom dia Europa (http://bomdia.eu). O colecionismo é o seu tema favorito.
Desde criança que se habituou a correr as feiras de antiguidade e de numismática do Porto com o pai, de quem herdou o gosto pelo colecionismo, moedas e selos. Porém, é a sua ida para a Suíça que o emancipa em termos de colecionismo. Depois de passar por várias áreas temáticas, Manuel Guedes deixa-se enredar apaixonadamente no mundo do café. Por um lado é um universo extremamente abrangente no qual se incluem selos, notas e moedas, títulos de câmbio, ações, livros e revistas, mas também belíssimos objetos, como moinhos, torradores, serviços, máquinas e uma enorme diversidade de utensílios. Todos estes itens fazem parte da sua bem avultada coleção e, interpretados em conjunto, contam-nos a história de Portugal e do mundo no cultivo, transformação, comércio e consumo do café.